O Município de Vidigueira realizou, nos dias 30 e 31 de março de 2018 no Museu Municipal, o I Fórum Empresarial de Vidigueira, integrado na I Semana Empresarial de Vidigueira, cuja discussão se desenvolveu em torno da aposta no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade e das políticas, ações e soluções para a criação de valor e riqueza no mundo rural.

A I Semana Empresarial de Vidigueira proporcionou o debate sobre os desafios que se colocam à dinamização da base económica e ao reforço da atratividade do território e, segundo a organização «impulsionou a identificação das melhores opções para o incremento crescente da inovação tecnológica e da diversificação económica nos domínios do setor agroalimentar e da economia do turismo».

O desenvolvimento e sustentabilidade do mundo rural e nos territórios de baixa densidade tem sido um dos grandes temas discutidos ao nível das estratégias de desenvolvimento nacionais, a propósito da programação financeira do Portugal 2020. Em 2018, o País continua a discutir problemas relacionados com a coesão e da sustentabilidade das regiões do interior.

Esta iniciativa decorreu no mesmo período do evento «Vidigueira Vinho», também organizado pela Câmara Municipal de Vidigueira, no âmbito da sua estratégia de promoção dos vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, além de outros produtos locais e da gastronomia tradicional. O programa integrou o Roteiro Gastronómico de Migas, exposição e venda de produtos agroalimentares, colóquios, provas de vinho, espetáculos musicais e animação.